Importação de dados
📌 O que é a importação de dados?
A funcionalidade de importação permite que você traga em massa para o CRM SolarZ informações como:
Organizações (empresas)
Pessoas (clientes, pessoas físicas ou pessoas relacionadas as empresas)
Negócios (oportunidade de clientes (cartão) de cada funil)
Assim, você evita preenchimentos manuais, economiza tempo e mantém tudo centralizado.

A aba de importação de dados se encontra nas configurações gerais.
✅ Antes de importar, confira estes pontos:
Baixe o modelo de planilha (.XLSX) diretamente na tela de importação do CRM. É possível baixar os modelos de Organização, Negócios e Pessoas. ⚠️ Atenção: A ordem de importação deve seguir esses critérios:
Critério 1: Importa primeiro as Organizações (lista de empresas que você tem seja em planilha ou em outro CRM, nome da empresa, CNPJ e endereço são algumas informações que podem ser importadas), se não houver uma lista de empresas para você importar, pode pular para o critério 2.
Critério 2: Importa as Pessoas, ou seja, a lista de Contatos da base da empresa, todos os clientes que já passaram e já foram cadastrados, com seus números de telefones, e-mails, endereço, ou outras informações.
Critério 3: Após importar Pessoas e/ou Organizações, você poderá subir os negócios que estavam em outro CRM ou que deseja criar em massa, é importante que nome da Pessoa de contato esteja idêntico ao que foi importado no critério 2, o mesmo se repete com Organizações, para que você consiga vincular Pessoas/Organizações aos negócios, os títulos devem estar iguais. O Nome do negócio não precisa estar igual.
⚠️ Atenção redobrada: Os nomes das colunas devem estar iguais aos da planilha modelo, ou iguais aos nomes dos campos de dados do CRM.

📋 1. Campos obrigatórios da planilha

A planilha de importação de negócios precisa conter alguns campos obrigatórios. Sem eles, o CRM não conseguirá concluir a importação. São eles:
Nome → é o nome do cartão que aparecerá no seu funil.
Fase do funil → indica em qual etapa do funil esse cartão será criado (ex: “Primeiro contato”, “Proposta enviada”, etc).
Valor do negócio → é o valor da venda.
Se ainda não houver um valor definido, preencha com "0".
Pessoa para contato → nome da pessoa que será associada a esse negócio.
Organização → nome da empresa (caso você use essa informação no CRM).
🧠 Dica importante: Se você já importou anteriormente suas Pessoas ou Organizações e quer que o CRM as conecte automaticamente ao negócio, é obrigatório que o nome esteja exatamente igual ao que foi importado antes.
🔧 2. Outros campos obrigatórios que exigem atenção
Além dos campos acima, outros dois campos também são exigidos e merecem cuidado:
Status
Se o negócio está em andamento, deixe como “em aberto”.
Se foi ganho ou perdido, preencha como “ganho” ou “perdido”.
Motivo de perda
⚠️ Atenção: só é necessário preencher este campo se o status do negócio for “perdido”.
Esse motivo precisa já estar cadastrado no CRM com o mesmo nome que você for usar na planilha. for usar na planilha.
💡 3. Boas práticas para uma importação sem erros
Mantenha o formato da planilha como XLSX.
Use os modelos de planilha fornecidos pelo sistema.
Não use fórmulas ou caracteres especiais nas células.
Revise os nomes para evitar duplicações ou erros de digitação.
Preencha todos os campos obrigatórios com atenção.
⚠️ Atenção:
O CRM SolarZ irá correlacionar automaticamente apenas os dados que já existem no sistema — como pessoas, organizações e motivos de perda. Campos como observações ou títulos personalizados serão importados como texto, sem vínculo com outros dados.
🔁 Exemplo de linha preenchida corretamente:
Nome do negócio | Fase do funil | Valor do negócio | Pessoa para contato | Organização | Status | Motivo de perda |
---|---|---|---|---|---|---|
Projeto João | Proposta Enviada | 12000 | João da Silva | Energia BR | Perdido | Preço muito alto |
Reverter importação de dados
A funcionalidade de reversão de importação de dados oferece a tranquilidade de saber que, se algo não sair como esperado, você pode desfazer rapidamente qualquer importação feita no sistema. Isso proporciona um controle total sobre os dados, permitindo corrigir facilmente qualquer erro e garantir que suas informações permaneçam sempre precisas e organizadas. Com essa nova opção, você tem a flexibilidade de atuar com mais confiança, sem medo de comprometer dados importantes.
Há um limite de poder reverter somente até 72 horas após a importação.

🆘 Precisa de Ajuda?
Caso tenha dúvidas ou encontre dificuldades, nossa equipe de suporte está pronta para te ajudar. Entre em contato pelo chat do CRM SolarZ pelo número +55 84 98124-4187 ou envie um e-mail para suporte@solarz.com.br. 🚀